Pinhal Grande trabalha para amenizar a estiagem

Redação do Diário

Pinhal Grande trabalha para amenizar a estiagem
Assinado pela Administração Municipal na sexta-feira passada, dia 27 de janeiro, o Decreto de Situação de Emergência de Pinha Grande, já foi reconhecido pela Defesa Civil e agora aguarda a homologação do estado, e posteriormente, a homologação da União. Enquanto isso, a prefeitura municipal segue trabalhando e investindo recursos próprios para amenizar os efeitos da estiagem. 

O município tem trabalhado com dois tratores que puxam água em dois tanques, um de 3 mil litros e outro de 6 mil litros, para o consumo de animais. E outras duas caçambas com tanques de 10 mil litros acoplados em cima, trabalham carregando água potável para o consumo humano. A prefeitura também está adquirindo um novo tanque de 10 mil litros, que estará já na semana que vêm no parque de máquinas, para colocar em outra caçamba que irá transportar água para os animais. Sendo assim, serão dois tratores e mais um tanque de 10 mil litros, puxando água para os animais e outros dois tanques de 10 mil litros levando água potável para a população.

A Secretaria da Agricultura, coordenada pelo secretário Giovane Barbieri, que está responsável pelo transporte de água para os animais, vem abastecendo em torno de 47 propriedades rurais, transportando a média de 300 mil litros de água por semana. Desde o final de novembro quando iniciou o fornecimento, mais de 2 milhões e 500 mil litros de água para o consumo de animais já foram distribuídos. Números que devem aumentar com o incremento do novo tanque de 10 mil litros, adquirido pela prefeitura. As propriedades que estão recebendo essa água para saciar os animais são nas localidades da Taipa, Coxilhão dos Taquareanos, Cerro Azul, Felisberta, Linha Nossa Senhora Aparecida, Encruzilhada, Gringuinha Rincão dos Basílios, Linha Ferrari, Mãe Rainha, Linha das Canoas e Coxilhão dos Costas.

Já o abastecimento de água para o consumo humano, que está sendo realizado pela Secretaria de Obras, coordenada pelo Secretário Lourenço Scapin, possui duas caçambas com tanque de 10 mil litros, abastecendo cerca de 130 famílias com água potável. Em torno de 40 mil litros por dia são transportados, totalizando desde o início do abastecimento, aproximadamente 1 milhão e 800 mil litros de água potável para o consumo dessas famílias, distribuídas nos bairros São José, na Linha Limeira, Cerro Azul, Gringuinha, entre outras.

– É claro que isso gera um gasto e alto para o município, sendo que se chovesse poderia ser amenizada a situação e esse recurso investido em outra área, mas o foco da nossa administração está voltado nesse momento, no enfrentamento dessa seca. E nós não vamos medir esforços para dar o suporte necessário para essas famílias que sofrem com mais uma estiagem – destacou o Prefeito Lucas Michelon.*Com informações da prefeitura de Pinhal Grande

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Enem 2022: resultado é divulgado pelo MEC; veja como acessar as notas Anterior

Enem 2022: resultado é divulgado pelo MEC; veja como acessar as notas

Faxinal do Soturno: volta às aulas na Rede Municipal de Ensino começa na próxima semana Próximo

Faxinal do Soturno: volta às aulas na Rede Municipal de Ensino começa na próxima semana

Geral